Tuesday, 30 May 2017

First steps in Spain :)

Olá! Sou a Mariana Graça e tenho 21 anos! Sou de Beja, onde fiz o ensino regular e depois fui estudar interpretação – teatro na EPTC em Cascais e na ESMAE no Porto.
Já estou em Plasenzuela, Espanha. Desde que cheguei que me identifiquei com o espaço, é tudo muito familiar. A paisagem é muito bela e as pessoas muito queridas.
Ao estar noutro país parece que estou muito longe, mas não, estou “aqui” ao lado!
Aproveitei nos primeiros dias para conhecer o sítio, mas também as cidades aqui à volta. Fui até Trujillo e Cáceres, onde pude apreciar o centro histórico!
Candidatei-me ao SVE, pois queria conhecer novas culturas e aproveitar esta oportunidade de partilhar o que mais gosto de fazer com outra comunidade. Sou atriz e gosto muito de fazer teatro, mas cá tenho a oportunidade de partilhar a minha experiência com outras pessoas, e também fazer outras coisas. Todas as atividades estão ligadas ao que mais gosto de fazer e estou muito curiosa para o que aí vem!
Quando pensei em ir viver para outro país agradou-me muito a parte de estar com uma cultura diferente da minha. Vou aproveitar ao máximo esta oportunidade!
Fui bem recebida aqui e conheci logo algumas pessoas, todas elas muito simpáticas.
Acredito que vai ser uma boa experiência e que me vai enriquecer! 
Estou pronta para dar o melhor e viver a aventura!

Vamos ver como corre esta viagem, estou muito positiva!

Friday, 26 May 2017

From Croatia with love !


EVS – Vodnjan, Croatia

It has been more less two months that I have been in Croatia participating in the EVS project in Vodnjan - Dignamo.  My name is Johanna Santos and i am 26 years old. I am from Coimbra and I studied always in that city or nearby, so, no experience in any sort of Erasmus.
At first I decided to do an EVS project without motif, my idea was just to go abroad and live outside of my environment for a few months. With this idea in mind I started my research and as more I researched about EVS projects more my interest was growing. 
At the end, this EVS project was presented to me by Check-in and I just applied. The first thing that caught my eye in this project it was where it was happening. CROATIA, one of my next travel destination on the list.
What started to be just a desire to go and have an experience abroad, end up being a big experience until now.  I am currently developing skills in an area different from the one I studied and I am enjoying it. The host organization is letting me space to develop my abilities and hobbies like photography.
The fact that we are 6 volunteers living together is improving my acceptance of others and they cultures. I feel that for now I am being challenged almost every day with my work in the association. Sometimes I miss Portugal, my friends and family but this experience is worth it of that.
I encourage you, if you don’t know what you want to do in life, to do an EVS project.



SVE – Vodnjan, Croatia

Faz dois meses e pouco que comecei esta experiência de Serviço Voluntário Europeu em Vodnjan – Dignamo. 26 anos feitos e nunca tive a experiência de Erasmus, sempre estudei na mesma cidade.
A minha primeira ideia era apenas ter uma experiência de viver no estrangeiro por uns tempos. Mudar de ambiente. Neste sentido comecei a pesquisar iniciativas deste genero e surgiu o projecto SVE. Quanto mais pesquisava sobre este projecto mais a vontade de participar nele crescia em mim.
Esta oportunidade foi-me apresentada pela associação Check-in e quando vi decidi candidatar-me primeiramente pelo local onde o projecto se realizaria. Croácia um dos destinos na minha lista.
O que começou por ser apenas uma vontade de viver no estrangeiro transformou-se numa enorme experiência com a qual estou a aprender. Tenho a fotografia como hobby e aqui em Vodnjan a organização dá-me espaço para trabalhar nesta área e a cada dia que passa desenvolvo ou ganho conhecimentos em diferentes áreas.
Partilho a casa com mais 5 voluntários de diferentes nacionalidades. Esta vivência ajuda-me a ganhar ainda mais respeito pelas diferenças entre as pessoas. Sinto que estou constantemente a ser desafiada neste Projecto.

Às vezes sinto saudades de casa, da familia e dos amigos mas pela experiência que estou a ter aqui vale a pena sentir estas saudades.
Se estás com dúvidas sobre o que fazer no futuro eu aconselho um projecto SVE. 

Tuesday, 2 May 2017

Luís is discovering - and loving - Sicily!!!

Projeto SVE
Nome: Alveare - TO Bee Safe 
Entidade de acolhimento: Fondazione Mondoaltro
Local: Agrigento, Italy
Voluntário: Luís Pereira

 
Bem, é difícil saber como começar a recontar a minha experiência em Itália e do Serviço Voluntario Europeu.



Cheguei cá a Agrigento dia 4 de Outubro 2016, o principio como sempre é um bocado difícil habituar-se a uma nova cidade, cultura e habituar-se ao dia a dia da associação mas foi um processo fácil e passado 1 ou 2 semanas já estava habituado a tudo a minha volta. Conheci na minha primeira semana cá, muitos sítios interessantes como a Scala dei Turqui (A escada dos turcos), este deve ser o meu sitio preferido que conheci até hoje.


A minha experiência cá está a ser fantástica desde tudo que aprendi, pessoas que conheci e claro, conhecer a Sicília. Já tive as 2 formações do meu SVE a primeira em Nola, Napoli foi fantástico conhecer pessoas de outras nacionalidades a fazer o mesmo que eu em Itália. Eramos 60 pessoas e passamos 1 semana ao pé de Napoli a conhecer mais sobre o Serviço Voluntariado Europeu a conhecer novas culturas e a fazer novas amizades para o futuro!


Depois dessa semana de voluntariado passei um fim de semana em Catania uma das maiores cidades da Sicília para a festa de Sant’Agata com pessoas que tinha conhecido na formação em Napoli! Basicamente, nesta festa toda a cidade pára durante 3 dias para uma tradição de 1700 anos! Nunca vi tantas pessoas juntas na minha vida como vi nesta festa era simplesmente caótico.


Mais recentemente estive em Nicolosi na minha segunda formação, ao pé de Catania e do vulcão Etna! Tivemos “sorte” nessa altura porque houve uma pequena erupção do vulcão no nosso primeiro dia em Nicolosi, foi uma experiência única ver um vulcão em erupção bastante perto de nós e como era a tranquilidade das pessoas que viviam em Nicolosi e dos nossos Trainers que reagiam como se fosse uma coisa normal!

É impossível contar tudo o que vivi e experimentei estes (quase) 7 meses que estou cá, mas posso dizer que sinto-me Siciliano e sinto-me em casa cá. Faltam-me cerca de 3 meses e veremos como serão!


Luís Pereira
25/04/2017